Rumo à Universalização
Município de Tanguá e Águas do Rio reativam SES Pinhão
Sistema atenderá cerca de 2.500 habitantes do bairro Pinhão e parte do bairro Bandeirantes
Com o contrato de concessão dos serviços de saneamento básico, em vigor desde agosto de 2021, o município de Tanguá, por meio da empresa Águas do Rio, está recuperando e reativando o Sistema de Esgotamento Sanitário Pinhão (SES Pinhão). O sistema atende 13,5 km de ruas e 1,8 km de rede de recalque na coleta e tratamento de esgotos sanitários no bairro Pinhão e parte do bairro Bandeirantes. Além disso, o SES possui oito Estações Elevatórias de Esgotos (EEE) e uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), conforme o fluxograma abaixo:
A ETE trata o esgoto em dois níveis: o tratamento primário é composto de gradeamento, medição de vazão, desarenação e elevatória de esgoto bruto, e tem a finalidade de remover os sólidos grosseiros. Já o tratamento secundário é realizado no Tanque de Aeração com um reator em batelada sequencial (RBS), que é o momento da operação das EEE’s e da ETE de forma cíclica.
O RBS combina a equalização, a aeração e a decantação em um único tanque, com alimentação contínua e descartes intermitentes. A ETE foi projetada para atender 2.500 habitantes, com vazão média de 400 m³/dia.
O Diretor do Departamento de Saneamento Básico de Tanguá (DESAN Tanguá), o engenheiro Elielson Teixeira, ressalta a importância da reativação do sistema para saneamento básico na região. “A reativação do SES Pinhão é o início de um processo de avanço do saneamento básico em Tanguá. O resultado será a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população, além da proteção ao meio ambiente, devolvendo o efluente tratado ao Rio Ipitangas, que é o afluente do Rio Caceribú, a segunda maior bacia hidrográfica da Baía de Guanabara, na qual todo o território de Tanguá está inserido.”
O município de Tanguá tem cerca de 35 mil habitantes e, juntamente com a Águas do Rio, trabalha para cumprir a meta de universalização dos serviços de água e saneamento básico, conforme o sexto tópico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, o município está acompanhando a elaboração do Plano Diretor de Esgotos, que deverá ser entregue em breve pela empresa prestadora do serviço.
|