Integração
CBH Baía de Guanabara apresenta Programa de Educação Ambiental no ERCOB Sudeste
Encontro reuniu representantes de bacias hidrográficas de cada um dos estados da região
Membros do CBH Baía de Guanabara participaram do I Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Região Sudeste (ERCOB Sudeste), que reuniu representantes dos Comitês de Bacias da região e de Comitês Federais de Integração e Interestaduais em Belo Horizonte (MG), entre os dias 8 e 10 de julho. Realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), o evento proporcionou importantes trocas de experiências e cooperação, com o objetivo de fortalecer o sistema integrado de gerenciamento de recursos hídricos, debater a cobrança pelo uso da água e a aplicação dos recursos arrecadados e abordar temas como educação ambiental e impactos das mudanças climáticas na atuação dos colegiados.
Diante do desafio de implementar os instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, é essencial que os Comitês de Bahia Hidrográfica desenvolvam o tema, de modo a orientar oficinas, capacitações, ações de mobilização social e projetos de educação ambiental em suas respectivas regiões. Nesse sentido, a apresentação do programa levado adiante pelo CBH Baía de Guanabara durante a roda de diálogo “Comunicação e Educação Ambiental para o fortalecimento dos Comitês de Bacias” foi importante para instrumentalizar os demais colegiados. Coube à coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização (CTEM) no biênio 2022-2024, Jacqueline Guerreiro, detalhar a evolução da temática e os eixos em desenvolvimento no Comitê.
“Em 2012, na reunião da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro durante a Cúpula dos Povos (RIO+20) educadores ambientais constataram a fragilidade da Educação Ambiental nos Comitês de Bacias do RJ e em 2016, a partir da dissertação de mestrado ‘Educação ambiental e gestão participativa nos comitês de bacia hidrográfica do estado do Rio de Janeiro’, esta fragilidade se mostrou acentuada no Comitê da Baia da Guanabara. Hoje, no Comitê, já avançamos e temos diretrizes aprovadas, o que mostra a importância desse trabalho”, ressaltou a coordenadora.
Experiências do Fórum Fluminense
A grande contribuição dada pelo ERCOB Sudeste foi proporcionar a integração e o compartilhamento de experiências por Comitês que atuam em diferentes contextos e lidam com múltiplos desafios e perspectivas de trabalho. Durante a roda de diálogo “O Fortalecimento do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos”, a diretora-presidente do CBH Baía de Guanabara no biênio 2022-2024, Adriana Bocaiuva, que representou a coordenação do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), deu destaque à criação da Política Estadual de Recursos Hídricos (PERH), que completou 25 anos em 2024. “Estamos nas bodas de ouro da Política Estadual de Recursos Hídricos. O amadurecimento dessa política se inicia a partir da iniciativa da sociedade civil, de ambientalistas dos Sistemas Lagunares Fluminenses que tiveram uma acolhida dentro do Estado. Essa é a única política estadual que prevê um Plano de Manejo de Usos Múltiplos de Lagoas e Lagunas”, ressaltou.
Ela também lembrou da importância do monitoramento da qualidade da água, atividade realizada nas regiões hidrográficas do estado por meio dos CBHs fluminenses. “Uma das maiores parcerias em curso que temos hoje, que não podemos deixar de mencionar, são os aportes que os Comitês Fluminenses fazem para o monitoramento da qualidade da água. Isso é muito importante, pois é a partir desta iniciativa que a gente consegue avançar no quantitativo de informação necessária para os demais instrumentos da Política”, ilustrou.
Organização do evento
O ERCOB Sudeste foi realizado pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com os Fóruns Estaduais dos CBHs do Sudeste (Fluminense, Capixaba, Mineiro e Paulista). Durante o ano, o FNCBH irá realizar encontros em cada região do Brasil.
Confira na íntegra o ERCOB Sudeste no canal do YouTube do FNCBH.
|