Lagoa da Tijuca. Foto: Diego Miranda/Prefácio Comunicação
Integração

“Se Liga, Condomínio!”: campanha visa conscientizar moradores

Nova fase da campanha está centrada na sensibilização a respeito da preservação de lagoas

A campanha “Se Liga, Condomínio!” é uma iniciativa do CBH Baía de Guanabara, por meio do Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá, em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca (CCBT). Seu objetivo principal é minimizar o despejo de poluentes no Complexo Lagunar de Jacarepaguá, com a conscientização dos síndicos dos condomínios e moradores. O sistema sofre com a expansão de construções na área.

Como forma de sensibilizar o público para a preservação das lagoas, está sendo produzido um guia que irá ajudar os moradores a entender o funcionamento da rede de esgoto domiciliar, listar as vantagens da ligação à rede coletora e apresentar alternativas para o descarte sustentável de resíduos como óleo de cozinha, com destaque para a separação de recicláveis. O mascote oficial da campanha é o jacaré-de-papo-amarelo, uma espécie encontrada nas lagoas da região, que, segundo o IBAMA, está ameaçado de extinção pela destruição de seu habitat natural.

Jacaré-do-papo-amarelo, mascote da campanha. Criação: Gisele Durães/Prefácio Comunicação

Além disso, será feito um mapeamento das residências da região, para identificar quais delas estão sendo atendidas pelas tubulações da concessionária Iguá, responsável pelo serviço de esgotamento sanitário na região. Após o mapeamento, será feita a sensibilização presencial dos moradores acerca do tema. Durante o trabalho presencial, serão reforçados tópicos como a importância da ligação à rede de esgoto, os trâmites que envolvem a ligação e as questões legais pertinentes. O condomínio que regularizar a ligação da rede de esgoto receberá um selo de “Condomínio Amigo da Lagoa”.

Como regularizar a rede de esgoto?

A Lei nº 11.445/2007 estabelece diretrizes para o saneamento básico, incluindo água potável, esgoto e manejo de resíduos. Já a Lei nº 14.026/2020 reforça a meta de garantir 99% de acesso à água potável e 90% ao tratamento de esgoto até 2033. Além disso, a legislação prevê que casas, condomínios e edificações são obrigados a se conectarem à rede coletora de esgoto da concessionária responsável, sob risco de multa em caso de descumprimento (art. 45).

Para realizar a conexão do despejo, é necessário estruturar o escoamento e entrar em contato com os canais de atendimento da Iguá. Para isso, é possível ligar para o número 0800 400 0509 ou adicioná-lo como contato no WhatsApp.




www.comitebaiadeguanabara.org.br