Ilustração: Ana Raquel Xavier/Prefácio Comunicação
Glossário Hídrico

Entenda as diferenças entre enchente, inundação e alagamento

Os termos são definidos em eventos climáticos extremos, mas cada um tem seu significado

Em períodos de mudanças climáticas e eventos pluviométricos extremos, que ocasiona danos materiais e alterações nos ecossistemas, alguns termos podem ser confundidos. Enchente, inundação e alagamento são muito utilizados para definir esses eventos extremos, mas cada um tem sua característica.

O que é enchente?

Enchente, também conhecida como cheia, é um fenômeno climático caracterizado pelo aumento do volume de água em cursos d'água como rios, riachos e córregos, causando transbordamento de suas margens e inundação de áreas vizinhas. Esse aumento pode ser o resultado de fortes chuvas, derretimento de neve, aumento da maré ou uma combinação desses fatores. Construções são suscetíveis a enchentes, fenômeno natural e comum, quando são construídas nos leitos dos corpos d'água ou em suas áreas de vazão.

O que é inundação?

A inundação ocorre quando a água ultrapassa a área de vazão e atinge áreas marginais que normalmente não são inundadas. Estas áreas são chamadas de planícies de inundação. Uma inundação se dá quando volumes significativos de água cobrem áreas consideráveis de terra, geralmente em razão de enchentes, tempestades tropicais ou furacões. As inundações podem ocorrer em locais perto de rios, riachos e outros corpos d'água.

O que é alagamento?

Alagamento é um tipo de inundação que ocorre em cidades. É causado principalmente por chuvas intensas que superam os sistemas de drenagem de ruas e água. A água pode subir rapidamente em áreas baixas como ruas, calçadas, garagens e porões quando isso ocorre. O acúmulo de água nas ruas e áreas urbanas, geralmente causado por problemas de drenagem, resulta em alagamentos.

Eles são mais comuns em locais com pavimentação ou solo compactado e totalmente ou parcialmente impermeabilizado. Os alagamentos ocorrem quando as chuvas fortes e contínuas caem em locais onde a drenagem pluvial está comprometida, seja por entupimentos ou por uma capacidade de vazão reduzida.




www.comitebaiadeguanabara.org.br