Integração
Grande mobilização para a limpeza da Baía de Guanabara e mananciais da RH-V
A terceira edição do Clean Up Bay mobilizou voluntários para a limpeza de praias e rios da região
A Baía de Guanabara, os mananciais da Região Hidrográfica V (RH-V) e as praias foram palcos de uma grande mobilização de limpeza que reuniu 239 voluntários no dia 6 de abril. O Clean Up Bay – Dia de Limpeza da Baía de Guanabara ocorreu em diversas localidades e, em Niterói, foram contempladas as praias de Icaraí, Charitas e do Sossego.
A iniciativa foi realizada pela terceira vez com o objetivo de sensibilizar a população fluminense sobre os efeitos negativos do descarte inadequado de resíduos. Os voluntários inscritos participaram de uma capacitação online em março, denominada “Formação de Lideranças para Limpeza de Praias e outros Ambientes”, que ofereceu orientações sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a extensão da área de atuação e a dinâmica da atividade, além de preparativos para o evento ou para a organização de limpezas nas comunidades dos participantes.
No dia da ação de campo, ela se deu em duas fases: coleta e triagem. Todo o material recolhido passou por classificação, registro e pesagem.
Dados do Clean Up Bay
De acordo com a organização do evento, em 2024 foram coletados, em duas horas de ação, cerca de 543 kg de lixo em 132 sacos, sendo que 244 kg de resíduos coletados foram de materiais de composto plástico. Nas edições anteriores, desde 2022, mais de 2,5 toneladas de resíduos foram coletadas com a participação de mais de 446 voluntários.
De acordo com a representante da ONG Guardiões do Mar e coordenadora do SC Leste, Andie Maral, a iniciativa tem o intuito de sensibilizar sobre o problema do lixo na Baía de Guanabara. “A nossa ideia é mobilizar a sociedade como um todo em uma ação civil em que as pessoas vão para determinados pontos e fazem a retirada do resíduo sólido. Sabemos que a gente não vai resolver o problema do lixo com um dia de ação de limpeza, mas criando esse panorama dos resíduos que chegam na Baía de Guanabara, temos o poder de sensibilizar a comunidade para que ela entenda luta pelo combate ao lixo e a conservação das nossas águas.”
O Clean Up Bay é organizado pela REDAGUA, um esforço conjunto que reúne quatro projetos parceiros da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental — Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e UÇÁ. Seu objetivo principal é impulsionar resultados para alcançar melhorias significativas na sociobiodiversidade da região da Baía de Guanabara.
Em 2024, a ação contou com o apoio da Albatroz, Aruanã, Cavalos Marinhos, Mar de Oportunidades e Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), projetos Mangue Doce e Lagoa Viva, Fundação O Boticário, Movimento Viva Água Baía de Guanabara, CCR Barcas, secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Guapimirim, Tanguá, Niterói, Maricá, Magé, São Gonçalo, Paraty, Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim (ICMBio/MMA) e CBH Baía de Guanabara.
|