Rio Jacaré. Foto: Luiza Bragança/Prefácio Comunicação
Integração

Subcomitê CLIP investe em alternativas de saneamento na bacia do Rio Jacaré

A implantação dos sistemas de saneamento é uma das ações do processo de renaturalização da bacia

Com o crescimento populacional da cidade de Niterói, houve um aumento da sobrecarga dos corpos hídricos da região. Tendo em vista a alta densidade populacional, é necessária a elaboração de projetos que contemplem o esgotamento sanitário, para evitar o despejo de efluentes nos mananciais, que impactam lagoas e lagunas.

Como forma de reduzir o lançamento de esgoto in natura, o CBH Baía de Guanabara, por meio da plenária do Subcomitê Lagunar Itaipu-Piratininga, deliberou e aprovou investimento para a elaboração de projeto de saneamento da Bacia do Rio Jacaré. O projeto, que será realizado em parceria com a Prefeitura de Niterói, irá contemplar 172 lotes que margeiam o manancial e o Comitê investirá cerca de R$ 840 mil em sua execução, que ficará a cargo de empresa especializada.

As ações previstas no projeto são a realização de visitas à comunidade local para a elaboração de um relatório técnico; levantamento topográfico; elaboração dos projetos executivos de sistemas de esgotamento sanitário alternativos para os lotes que não estão ligados à rede; elaboração de orçamento e cronograma físico-financeiro; orientação às famílias moradoras da região com descrição das ações realizadas; e elaboração de manuais de manutenção, monitoramento e operação do sistema.

Renaturalização da bacia

O projeto de esgotamento sanitário é uma das ações previstas para a renaturalização da bacia do Rio Jacaré, que está sendo realizada pela Prefeitura de Niterói. Outras ações já realizadas que também integram o projeto de renaturalização são a revegetação e recuperação da bacia e da faixa marginal de proteção, que é uma Área de Preservação Permanente (APP); melhoria do sistema de tratamento de esgoto pelo programa Ligado na Rede, projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizado em parceria com a concessionária Águas de Niterói; e melhorias na infraestrutura nas comunidades do Vale Verde, Cabrito, Coqueiro e Boa Esperança.

Além disso, foram criadas 4 bacias de biorretenção e 3 de detenção em pontos estratégicos no leito para ajudar a extravasar o volume de água em caso de chuvas fortes.

Sobre a bacia do Rio Jacaré

A bacia hidrográfica do Rio Jacaré está localizada no entorno dos Morros do Cantagalo, Jacaré e Serra Grande. Com cerca de 6 km² de extensão, é a maior bacia contribuinte dos sistemas das lagoas de Itaipu e Piratininga e atravessa uma variedade de cenários, desde áreas de Mata Atlântica ainda preservadas até centros urbanos.

**Com informações: AGEVAP e Prefeitura de Niterói




www.comitebaiadeguanabara.org.br