Canal de Itaipu. Foto: Diego Miranda/Prefácio Comunicação
Integração

Aprovado investimento de R$ 28 milhões para obras de estabilização do Canal de Itaipu


Foi aprovado pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) financiamento para a realização das obras de estabilização do Canal de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói (RJ). O investimento será de R$ 28 milhões e o anúncio foi feito pelo prefeito do município, Axel Grael, durante a Conferência sobre o Clima da Organização das Nações Unidas (COP 28), realizada no ano passado, em Dubai, nos Emirados Árabes.

O sistema lagunar de Itaipu e Piratininga vem sofrendo com alterações de suas características naturais devido a ações humanas, como ocupação desordenada do entorno, lançamento de esgoto sanitário in natura e transporte de lixo e outros sedimentos para as águas.


Foto: Diego Miranda/Prefácio Comunicação

Dentre as medidas emergenciais de recuperação do sistema lagunar, as secretarias municipais de Obras e de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) realizam regularmente ações para retirada do excesso de areia do Canal de Itaipu, que liga as águas da lagoa ao mar. O objetivo é minimizar o impacto do assoreamento, que se dá quando o encontro dos cursos d'água é afetado pelo acúmulo de sedimentos. Embora essa barreira normalmente seja exercida pela vegetação local, a ligação com o mar é fundamental para a manutenção da qualidade da água e para a sustentação da vida na lagoa.

Além disso, a Prefeitura assinou, em 2013, contrato com o estado visando à cogestão das lagoas, com o intuito de colaborar no processo de recuperação do sistema lagunar da cidade.

Fonte:
https://niteroi.rj.gov.br/2023/12/01/prefeito-de-niteroi-anuncia-aprovacao-de-financiamento-para-obras-de-estabilizacao-do-canal-de-itaipu/




www.comitebaiadeguanabara.org.br