ETE Ilha do Governador. Foto: Luiza Bragança
Glossário Hídrico

O que é ETE e ETA?

Conheça a diferença entre os dois tipos de estação de tratamento

Siglas que designam diferentes estações de tratamento de água e de esgoto, ETA e ETE são um conjunto de instalações e equipamentos destinados, respectivamente, ao tratamento da água bruta e do esgoto sanitário das cidades. Tanto as Estações de Tratamento de Água (ETA) quanto as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) são essenciais para solucionar problemas relacionados à poluição dos recursos hídricos nas áreas urbanas.

No Brasil, mesmo com um novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026), aprovado em 2020, nos encontramos distantes de atender toda a população. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), de 2021, mostram que mais de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e quase 100 milhões ainda não usufruem dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Esses números correspondem a 15,8% e 44,2% do total da população, respectivamente.

A ausência de tratamento adequado pode causar vários problemas de saúde, como diarreia, cólera, febre tifóide e hepatite A. Por outro lado, investir em saneamento garante melhora na qualidade de vida da população, aumento do índice de desenvolvimento humano e preservação do meio ambiente.

Estação de Tratamento de Água (ETA)

ETA Laranjal. Foto: Rodrigo Valente

Para que a água doce possa ser consumida pela população, é necessário que ela seja submetida a um processo de tratamento que utiliza elementos físicos e químicos para que sejam filtradas impurezas nela e eliminados materiais orgânicos e micro-organismos patogênicos. Através da ETA é realizado um processo de tratamento antes que a água vá para o sistema de distribuição, por meio de uma adutora.

A forma mais comum que é utilizada envolve as seguintes etapas: captação e adução (transporte); floculação; decantação; filtração; e desinfecção. Alguns processos também incluem a etapa da fluoretação.

Estações de Tratamento de Esgoto (ETE)

ETE Icaraí. Foto: Rodrigo Valente

Já o tratamento de esgoto tem como objetivo limpar toda a água (efluente) antes que ela seja devolvida à natureza. A água despejada pelas indústrias e domicílios é, portanto, tratada nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) antes de ser lançada em algum corpo hídrico (córrego ou rio). Isso evita maiores danos ao meio ambiente e à saúde – não por acaso, o tratamento de efluentes é uma exigência da legislação ambiental do país.

Cada método usado no tratamento vai depender muito do nível de poluição, bem como dos aspectos físicos, químicos e biológicos da água e efluentes que chegam para tratamento.

As estações de tratamento de esgoto, em geral, utilizam processos físicos, químicos e biológicos combinados, abrangendo ampla gama de tipos de efluentes a serem tratados.

Fonte: https://ambscience.com/cuidados-basicos-com-eta-e-ete/




www.comitebaiadeguanabara.org.br