Conheça a Baía

Icaraí, o bairro mais populoso e conhecido de Niterói

Conheça o local em que modernidade e tradição contrastam

"Icaraí", palavra de origem tupi que significa "rio sagrado", nomeia a praia e o bairro mais conhecidos do município de Niterói-RJ. Com vista privilegiada para o Rio de Janeiro, do outro lado da Baía de Guanabara, a praia de Icaraí passou por diversas transformações ao longo do tempo. O local abriga, ao mesmo tempo, modernidade e tradição, agitação e tranquilidade. Bairro mais populoso da cidade, atualmente Icaraí concentra de 15% a 20% da população municipal.

Território Tamoio até 1567, quando os portugueses o conquistaram, a localidade possui duas formações rochosas que são símbolos da cidade: a Pedra de Itapuca e a Pedra do Índio. No período colonial, a praia era um grande areal com pitangueiras, cajueiros, cactos e vegetação típica de restinga e abrigava um porto para o escoamento da produção de fazendas da região. Já no século 19, a partir das décadas de 1840 e de 1850, a praia começou a ser povoada.

No século 20, o bairro passou a receber importantes edificações, como o Hotel Balneário Casino Icarahy, que passaria a abrigar, a partir de 1967, a reitoria da Universidade Federal Fluminense; o Cine Icaraí, em estilo art déco; e um trampolim no meio da praia, demolido na década de 1960, por questões de segurança.

Na década de 1970, o bairro consolidou-se como um centro importante para a cidade, ao concentrar habitações, comércio e lazer. Localizado na Zona Sul da cidade, Icaraí é considerado um bairro de classe média alta e possui diversos prédios de luxo. Hoje, suas ruas são polos de moda, com um comércio pujante e vitrines de marcas conhecidas.

Ponto de encontro
Além disso, o bairro conta com um rico turismo gastronômico, que oferece diversas opções de bons restaurantes. Ali está localizado, por exemplo, o Campo de São Bento, um parque que reúne feiras, gastronomia e natureza, sendo uma ótima opção de passeio no dia a dia. À noite, é possível curtir algumas casas de shows e bares badalados.

A extensa praia de Icaraí possui um calçadão à beira-mar, de frente para arranha-céus, e é muito frequentada por praticantes de vôlei e futebol de areia. A vista do calçadão traz lindas paisagens, da Estrada Fróes ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), patrimônio da humanidade, além de parques como o Prefeito Ferraz, Pedra de Itapuca e Morro do Santo Inácio.

A localidade também conta com hospitais, farmácias, escolas públicas, colégios privados, museus, teatros e arenas de shows, como Teatro Eduardo Kraichete, Teatro Abel e Centro de Artes da UFF; e faculdades, como Faculdade La Salle, Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (UFF).

Para os moradores, Icaraí é um lugar de cantos e recantos, que oferece beleza de cartão postal sem perder o clima deliciosamente interiorano.




www.comitebaiadeguanabara.org.br