Glossário Hídrico
O que são jusante e montante?
Diversos conceitos são utilizados na hidrografia para nomear e explicar a estrutura de um curso d'água. Um rio, por exemplo, pode ser dividido em várias partes – nascente, leito, foz, margem, afluente, além de outras terminologias. Para definir as direções por onde correm as águas de uma corrente fluvial, são usados os termos jusante e montante.
A jusante significa em direção à foz, ou seja, traduz o fluxo normal da água. É o mesmo que rio abaixo. Por outro lado, a montante significa em direção à nascente, contracorrente ou rio acima. Assim, a foz de um rio é o ponto mais a jusante dele, enquanto a nascente é o seu ponto mais a montante.
Jusante
Jusante é a direção normal para onde corre o fluxo de água em um rio, do ponto mais alto para um ponto mais baixo. Também é conhecido como baixa-mar ou vazante da maré. O termo vem do latim “jusum” que significa “vazante”.
A locução adverbial “a jusante” faz referência ao lado onde vaza a maré. Este termo pode ser usado como referência para situar uma cidade, uma barragem, uma cachoeira, um afluente, uma ponte, ou qualquer outra coisa que esteja próxima à foz.
Montante
Montante é a direção contrária ao fluxo natural da água, indo do ponto mais baixo para o ponto mais alto. Quanto mais perto da nascente de um rio, mais a montante você está. Também pode ser chamado de enchente da maré ou preamar.
Já a locução adverbial “a montante” faz referência a um ponto mais próximo da nascente. Esse ponto pode servir de referência para situar uma cidade às margens do rio, uma cachoeira, uma barragem, uma ponte, etc. Tudo que está acima de um determinado ponto de referência, subindo a correnteza do rio, está situado a montante.
No sentido figurado, as locuções adverbiais "a montante" e "a jusante" são usadas para se referir a acontecimentos antes (a montante) ou depois (a jusante) de determinado ponto. Esses termos são empregados em diversas áreas, e, principalmente, nas ciências exatas.
|