Integração

Demolida área de lazer construída irregularmente em unidade ambiental em Niterói

Ação conjunta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade e Inea foi realizada em março

Durante um sobrevoo com drone para verificar o crescimento da mata ciliar no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), em Niterói, ambientalistas do Instituto Floresta Darcy Ribeiro (AmaDarcy) encontraram três construções irregulares, posteriormente identificadas como pertencentes a uma área de lazer. Apesar de o local ser propriedade de uma empresa privada, a legislação ambiental proíbe qualquer intervenção em parques sem autorização concedida previamente.

Por esse motivo, no dia 17 de março, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estiveram à frente de uma operação para demolição da estrutura erguida na área. A ação contou com apoio do 12º Batalhão de Polícia Militar, do Comando de Polícia Ambiental e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Foram demolidas uma edícula de aproximadamente 90 metros quadrados, além da estrutura de um campo de futebol. As características da obra irregular, que incluía uma banheira externa e área para churrasco, indicam que se tratava de uma construção de alto padrão, feita, contudo, sem autorização.

Sobre o Parque Estadual da Serra da Tiririca
Criado em 1991, o Peset é a primeira unidade de conservação do Estado do Rio de Janeiro que surgiu a partir da mobilização de movimentos ambientalistas e comunitários. Com cerca de 3.500 hectares, o Peset é uma importante área preservada em perímetro urbano.




www.comitebaiadeguanabara.org.br