Integração

Lagoa de Itaipu terá Ciclovia-Parque

Projeto prevê a construção de 5 km de ciclovia, além de uma área pública para lazer e a revitalização do Amaravista

A Lagoa de Itaipu irá ganhar um novo equipamento de lazer, mobilidade e preservação ambiental. A Prefeitura de Niterói, por meio do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) e no âmbito do contrato de empréstimo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina, está elaborando o projeto executivo da Ciclovia-Parque Itaipu, que irá contornar a lagoa entre o bairro Camboinhas e o Córrego dos Colibris. A ciclovia terá 5 km de extensão e servirá de barreira física para delimitar a faixa marginal de proteção da lagoa, de modo a promover uma mobilidade sustentável.

Além disso, no projeto também estão previstas a construção de 1.000 m² de espaço público para lazer e descanso e a revitalização da Praça e Horta Comunitária Amaravista, como forma de conter a ocupação irregular nas áreas úmidas no entorno da Lagoa de Itaipu.

Mapa do traçado da ciclovia cedido pela Prefeitura de Niterói

De modo geral, o intuito do projeto é valorizar a paisagem natural da região, promover o ecoturismo e fomentar a conscientização ambiental sobre a necessidade de proteger os ecossistemas lagunares, como ressalta a Coordenadora Geral do PRO Sustentável, Dionê Marinho Castro. "A Ciclovia-Parque da Lagoa de Itaipu é um anseio de grande parte da sociedade civil da Região Oceânica e tem como objetivo obstaculizar a ocupação das áreas úmidas no entorno da lagoa, protegendo, assim, a sua riquíssima biodiversidade.”

A Ciclovia-Parque se encontra em fase de estudos, como levantamento florístico que inclui uma série de visitas técnicas à região.




www.comitebaiadeguanabara.org.br