Composição nova diretoria do CBH Baía de Guanabara. Foto: Sarah Belo/Prefácio Comunicação
Nova composição

Composição do CBH Baía de Guanabara para o biênio 2024-2026 é empossada

Processo eleitoral ocorreu no 2º semestre de 2024; novos membros terão a missão de contribuir para a gestão hídrica da RH-V


No dia 30 de setembro, foi realizada a cerimônia de posse da nova composição da diretoria, da coordenação dos subcomitês e do plenário do CBH Baía de Guanabara para a gestão 2024-2026. O processo eleitoral foi realizado entre os meses de julho e setembro.

A Diretoria Colegiada é composta por 6 membros, que representam cada um dos seis subcomitês. A formação leva em consideração a paridade entre Poder Público, Usuários e Sociedade Civil.

Confira a composição da diretoria para o biênio 2024-2026:

• Diretora-Presidente: Rejany Ferreira dos Santos, Rede de Empreendimentos Sociais para o Desenvolvimento Socialmente Justo, Democrático e Sustentável – REDECCAP
• Diretora-Vice-Presidente: Adriana de Lima Bocaiuva, Associação de Amigos do Museu Histórico da Cidade – AMHC
• Diretora-Secretária: Valéria Lima Marques de Sousa, Conselho Regional de Biologia – CRBio 2ª Região
• Diretora-Administrativa: Liliane Lusten Prohmann, Marina Barra Club
• Diretor-Técnico: Elielson Teixeira da Silva, Prefeitura de Tanguá
• Diretor de Comunicação: Gustavo Mello de Souza Sardenberg, Associação de Windsurf de Niterói – AWN

A diretora-presidente do CBH Baía de Guanabara, Rejany Ferreira dos Santos, fala sobre a expectativa de diálogo com os diversos atores sociais no enfrentamento dos desafios impostos pelas mudanças climáticas na região hidrográfica. “A expectativa principal é que a gente possa realizar o trabalho que a bacia hidrográfica da Baía de Guanabara precisa. Que possamos dialogar com todas as instâncias, nos aproximar de todas as prefeituras e ouvir a sociedade civil. As mudanças climáticas estão nos mostrando a necessidade de uma gestão hídrica integrada, a exemplo do Rio Guapi-Macacu, que está sofrendo um processo de seca. Que possamos, então, realizar o trabalho necessário para a melhoria da região hidrográfica e para a população.”

O processo eleitoral

As inscrições para o processo eleitoral do CBH Baía de Guanabara foram abertas no início de julho e as instituições interessadas em participar do colegiado tiveram 28 dias para se inscrever.

Entre os dias 6 e 12 de setembro, foram realizados os Fóruns Eleitorais nos subcomitês para a escolha da composição da plenária e coordenação dos subcomitês, além das indicações dos membros da sociedade civil para composição da Plenária do Comitê.

Já no dia 23 de setembro, foi realizado o Fórum Eleitoral para a escolha dos representantes dos Usuários e Poder Público na Plenária e a eleição da diretoria. O mandato é de 24 meses, após os quais será realizado novo processo eleitoral.

Saiba como ficou a composição do Plenário do CBH Baía de Guanabara
Saiba como ficou a composição dos subcomitês

Como determina a lei, o Comitê cumpre a paridade entre os pilares Poder Público, Sociedade Civil e Usuários para a composição de todos os grupos internos. Nos Subcomitês, a divisão se dá pelo tamanho territorial de cada um deles, da seguinte forma:

• Subcomitê Oeste – 30 membros titulares e 30 suplentes
• Subcomitê Leste - 30 membros titulares e 30 suplentes
• Subcomitê Itaipu-Piratininga – 15 membros titulares e 15 suplentes
• Subcomitê Maricá-Guarapina – 15 membros titulares e 15 suplentes
• Subcomitê Lagoa Rodrigo de Freitas – 15 membros titulares e 15 suplentes
• Subcomitê Jacarepaguá – 15 membros titulares e 15 suplentes




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