Canal de Sernambetiba. Foto: Rodrigo Valente/Prefácio Comunicação
Planos de manejo

Comitê investe em planos de manejo para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas

Os planos de manejo contemplarão as sub-regiões Leste e do Sistema Lagunar de Jacarepaguá


A elaboração de planos de manejo contribui para a preservação dos ecossistemas e das diferentes espécies da fauna e flora em áreas de preservação ambiental. Além disso, tais planos são importantes ferramentas de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Como forma de reduzir os danos dos eventos climáticos extremos na Região Hidrográfica V (RH-V), o CBH Baía de Guanabara tem levado adiante iniciativas no eixo de infraestrutura verde. Uma delas é a elaboração de planos de manejo para áreas de preservação em diversos municípios da região. Ao todo, estão previstos investimentos de cerca de R$ 3,4 milhões, que serão alocados na elaboração desses planos de manejo sub-regiões Leste e do Sistema Lagunar de Jacarepaguá. O último ainda está sendo definido os pontos que receberão o estudo.

Plano de Manejo do Mosaico das Vargens

Entre os investimentos do Comitê em planos de manejo, está prevista a destinação de até R$ 420 mil para a elaboração do plano do Mosaico das Vargens – Unidades de Conservação REVIS dos Campos de Sernambetiba e APA do Sertão Carioca. No momento, está sendo aprovada a documentação para um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Clima.

Criada por meio de decreto, em 2022, a área do Mosaico das Vargens atua como uma relevante área de recarga do lençol freático da capital carioca, regulando a qualidade hídrica da região e controlando as inundações na região das Vargens. A APA Sertão Carioca é a zona de amortecimento do REVIS dos Campos de Sernambetiba, que abrange a baixada das Vargens entre os limites do Parque Estadual da Pedra Branca e as margens da Lagoa de Jacarepaguá. Considerada de grande fragilidade ambiental, a área está localizada na região litorânea da Zona Oeste do Rio de Janeiro, na região hidrográfica da Baixada de Jacarepaguá, circundada pelos maciços da Pedra Branca e da Tijuca.




www.comitebaiadeguanabara.org.br