Foto: Caio Ribeiro
Eventos

XI ECOB 2024 discute integração pela gestão das águas

Em quatro dias de atividades, evento reuniu mais de 460 participantes no Museu do Amanhã, além de mais de 1.300 acessos de forma remota


Mais de 460 pessoas estiveram presentes no Museu do Amanhã para o XI Encontro Estadual de Comitês de Bacia 2023 (ECOB 2024), entre representantes dos Comitês de Bacia fluminenses e do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), pesquisadores da área de recursos hídricos, representantes da sociedade civil, gestores de órgãos ambientais, empresas concessionárias e autoridades públicas. O evento foi transmitido pelo site do Fórum Fluminense de CBHs, contando com mais de 1.300 acessos. Realizado entre os dias 17 e 20 de abril, no Rio de Janeiro (RJ), o evento contou com 18 palestras e oficinas com a temática central “Integração pelas Águas: Governança, Planos e Territórios”. Foram também promovidas visitas técnicas a pontos estratégicos para a gestão de recursos hídricos.

O CBH Baía de Guanabara marcou presença já na abertura do encontro: a coordenadora do Comitê e do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), Adriana Bocaiuva, compôs a mesa da solenidade. Além disso, o Comitê recebeu o Prêmio PROSEGH 2024 devido aos projetos de atualização do Plano de Recursos Hídricos da RH-V; do Sistema Integrado de Gestão das Águas; projetos de manejo de Área de Preservação Permanente do Rio Rainha e do Canal das Taxas; estudo técnico para a implementação de unidade de conservação no trecho oeste; e o georreferenciamento dos limites da FMP da Laguna de Itaipu.

Foto: Caio Ribeiro

O diretor-técnico do CBH Baía de Guanabara, Halphy Rodrigues, foi um dos palestrantes da mesa sobre a articulação entre gestão hídrica e gestão costeira, com foco no monitoramento das regiões hidrográficas. “É muito importante estarmos discutindo a gestão hídrica e costeira no Comitê, pois até então não tínhamos esse foco. Além de discutir no Comitê, agora conseguimos trazer o tema para este ECOB”, destacou Halphy.

Além disso, a coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização (CTEM), Jacqueline Guerreiro, participou da mesa de educação ambiental para a gestão dos recursos hídricos no contexto da crise climática, em que ela apresentou a experiência do Comitê na área.

No quarto e último dia do evento, no dia 20 de abril, foram promovidas visitas técnicas ao Centro de Operações Integradas da Águas do Rio, à ETA Guandu, à ETE Pavuna, ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ao Parque Estadual da Serra da Tiririca e ao Parque Tecnológico do Fundão.

Adriana Bocaiuva destaca que o evento foi uma oportunidade de discutir os diversos eixos relacionados à gestão hídrica no Rio de Janeiro. “O ECOB é sempre uma rica oportunidade de troca entre os companheiros das diferentes regiões hidrográficas fluminenses sobre como avançar em temas tão caros para a gestão de recursos hídricos. O encontro viabiliza a ampliação do debate para além dos limites de nossos CBHs, com destaque para temas como inclusão e diversidade, crise climática, educação ambiental, soluções baseadas na natureza e saneamento.”

Confira o evento na íntegra no canal do YouTube do Fórum Fluminense.




www.comitebaiadeguanabara.org.br