Parque-Orla Piratininga

Primeiro trecho do Parque-Orla Piratininga foi inaugurado para a população



Em Niterói, os projetos de infraestrutura sustentável no entorno das lagoas estão sendo destaque na região. Dessa vez, o primeiro trecho do Parque-Orla Piratininga (POP) foi entregue à população, na Região Oceânica. A parte que foi inaugurada compreende do Recanto Carlos Boechat, conhecido como Recanto da Rua Estrela, até o sistema de jardins filtrantes do Cafubá.

O projeto do POP consiste em um Parque Público na margem da Lagoa de Piratininga, de forma a recuperar a qualidade das águas da região, evitando a chegada de sedimentos e poluição ao manancial aquífero. A obra visa ainda aproximar os moradores do espaço verde e estimular o uso sustentável do espaço público.


Trechos do Parque Orla Piratininga. Fonte: Prefeitura de Niterói

O parque conta com uma área de 680 mil m², incluindo as Ilhas do Modesto, Pontal e do Tibau. No projeto estão previstas a criação de jardins filtrantes, píeres de contemplação, 10,6 km de ciclovia que integrarão o Sistema Cicloviário da Região Oceânica, 17 praças, 2 mirantes, implantação de equipamentos esportivos, um centro para a educação ambiental e um EcoMuseu. Além disso, a infraestrutura do espaço passará por caracterização e recuperação dos ecossistemas, paisagismo, iluminação pública, requalificação de vias e acessos existentes.

O parque será de utilização pública e tem a previsão de inauguração no segundo semestre de 2023. O projeto faz parte do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) da Prefeitura de Niterói, no âmbito de um contrato de empréstimo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina.

De acordo com Andrea Maia, bióloga do PRO Sustentável, foram utilizadas na obra soluções sustentáveis que buscam tratar as águas que passam pela lagoa. “O POP visa à sustentabilidade ambiental da área por meio de obras de bioengenharia, adotando soluções baseadas na natureza (SbN), com o objetivo de tratar as águas fluviais dos três principais rios contribuintes da Lagoa de Piratininga, bem como as águas de escoamento superficial.”

O projeto também teve reconhecimento internacional. O Parque ficou em primeiro lugar no Latam Smart City Awards, na categoria "Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade", uma das mais importantes premiações da América Latina dedicadas à sustentabilidade ambiental. Já o PRO Sustentável foi reconhecido como um dos três melhores projetos de sustentabilidade ambiental na América Latina e Caribe pelo Latam Smart City Awards e, em 2021, foi destaque no Fórum Latino-Americano de BiodiverCidades.




www.comitebaiadeguanabara.org.br